Farmácia Qualidade

A Farmácia Qualidade nasceu da iniciativa de César Assis já com o objectivo de se tornar a matriz do grupo Medtech em Angola. Desde o início, em 1991, a intenção de prestar um serviço de excelência obrigou a elevados padrões de competência técnica e rigor dos profissionais, a par da diversidade, versatilidade e qualidade dos produtos e serviços.

 

A prioridade da Farmácia Qualidade foi e será a saúde e o bem-estar dos utentes angolanos, que encontram sempre um farmacêutico disponível para aconselhar e ensinar a utilizar os medicamentos.

 

Actualmente, o grupo Medtech conta com seis farmácias: três com a denominação Qualidade, na Província de Luanda (uma no distrito da Ingombota, no José Pirão, e duas no Município de Viana), uma Medtech em Benguela (junto à restinga do Lobito), uma em Malange (no centro da cidade) e outra no Cuanza Sul (no Sumbe). Dos 210 trabalhadores do grupo, 55 estão colocados nas unidades farmacêuticas.

 

Ambiente acolhedor

Ari Sanches, director de logística do grupo, aponta como missão da equipa Medtech “garantir uma satisfação total do cliente, pautando sempre a relação por um atendimento qualificado e personalizado, fazendo com que todos sintam no interior das farmácias um ambiente acolhedor e capaz de proporcionar esse bem indispensável a qualquer ser humano que é a saúde”.

As farmácias Qualidade e Medtech, estruturadas em 15 metros quadrados, com uma área de atendimento livre e eficiente, atendem, conjuntamente e em média, quatro mil clientes por dia.

Segundo Ari Sanches, cerca de 90 por cento dos produtos comercializados são de origem europeia (de países como Portugal, França e Espanha), produzidos em laboratórios certificados e conceituados, para garantir a qualidade aos clientes, quer sejam da cadeia grossista ou da retalhista.

 

Investimento nas pessoas

Ari Sanches identifica como segredo do sucesso desta rede de farmácias “o investimento na qualificação do capital humano e na capacitação dos profissionais em todas as áreas e tecnologias farmacêuticas”. “A garantia plena de satisfação dos clientes, atendendo às suas necessidades e expectativas, cumprindo com todos requisitos contratuais e outros aplicáveis”, é também um ponto fundamental, tal como “fortalecer a competência e motivação dos funcionários, actuar em parceria com fornecedores e as demais partes, analisando criticamente o desempenho e buscando a melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade”.

 

Inovação e certificação

A Farmácia Qualidade foi a primeira a implantar no mercado farmacêutico angolano o conceito de 24h/24h, e a única certificada pela ISO 9001:2008, a norma que estabelece critérios para um adequado gerenciamento do negócio, tendo como foco principal a satisfação do cliente e consumidor, recorrendo às regras da Organização Internacional de Padronização, fundada em 1947, em Genebra (Suíça). Esta certificação que, com a melhoria nos produtos ou serviços, possibilita atrair novos consumidores, aumentar a margem de competitividade, agregar confiança aos negócios, diminuir a possibilidade de erros, reduzir os custos e tornar os produtos compatíveis, facilita a exportação e aumenta as chances de sucesso.

 

Nova unidade em Viana

Para 2015/2016, o grupo Medtech perspectiva a abertura de novas unidades e a inauguração,  já em Março, de uma Farmácia Qualidade em Viana, junto à comarca. Apresentação de produtos inovadores diferenciados que irão notabilizar-se na prestação de serviços no mercado farmacêutico angolano também estão nos planos imediatos. No futuro, Ari Sanches espera ter unidades com ainda mais proximidade aos clientes e maior diversificação de produtos e serviços, sempre com um ambiente acolhedor, focalizado no tratamento e em resultados  animadores. “É essencial assegurar uma relação de confiança entre a unidade farmacêutica e o cliente, que é o foco de todas as atenções”, insiste o director de Logística do grupo Medtech, realçando a evolução positiva na formação de profissionais, devido aos esforços do Executivo angolano, com a construção de vários estabelecimentos de ensino direccionados para as ciências farmacêuticas.

 

“Queremos ter unidades com ainda mais proximidade aos clientes e maior diversificação de produtos e serviços, sempre com um ambiente acolhedor,  localizado no tratamento e em resultados animadores”