INFORME-SE SEMPRE QUE POSSÍVEL
ALGUMAS DICAS SOBRE A SUA SAÚDE
MEDICAMENTOS

Definem-se como medicamentos os produtos com propriedades terapêuticas utilizados na cura de doenças e na prevenção e diagnóstico de alguns problemas. Porém, os mais comuns são os destinados ao tratamento das doenças depois de diagnosticadas. Outros, por exemplo, servem apenas para aliviar ou eliminar os sinais e sintomas incómodos causados por uma doença, sem solucionar a causa: são os medicamentos sintomáticos, como os analgésicos, antipiréticos, ou antitússicos. Outros, pelo contrário, servem para atacar a causa da doença - são os medicamentos curativos - cujo exemplo mais evidente corresponde aos antibióticos, capazes de destruir os microorganismos responsáveis por uma infecção.

diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos. A quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando esta aumenta diz-se que o doente está com hiperglicemia. É uma doença em crescimento, que atinge cada vez mais pessoas em todo o mundo e em idades mais jovens.

Sintomas

Todas as pessoas em risco devem fazer análises. Quando já tem valores muito elevados, manifesta-se:

Nos adultos:

Urinar em grande quantidade e muitas mais vezes, especialmente durante a noite | Sede constante e intensa | Fome constante e difícil de satisfazer | Fadiga | Comichão no corpo, designadamente nos órgãos genitais | Visão turva.

Nas crianças e jovens:

Urinar muito, podendo voltar a urinar na cama | Ter muita sede | Emagrecer rapidamente | Grande fadiga, associada a dores musculares intensas | Comer muito sem nada aproveitar | Dores de cabeça, náuseas e vómitos.

DIABETES
MALÁRIA

malária ou paludismo é uma infecção dos glóbulos vermelhos causada pelo Plasmodium, um organismo unicelular. A malária transmite-se através da picada do mosquito Anopheles fêmea infectado, por uma transfusão de sangue contaminado ou então por uma injecção dada com uma agulha previamente utilizada numa pessoa infectada.

Os sintomas costumam começar entre 10 e 35 dias depois de um mosquito ter injectado o parasita na pessoa. No geral, os primeiros sintomas são febre ligeira e intermitente, dor de cabeça e dor muscular, calafrios juntamente com uma sensação de doença (mal-estar geral). Por vezes os sintomas começam com arrepios e tremores seguidos de febre, que duram entre 2 e 3 dias, confundindo-se frequentemente com os sintomas da gripe.

É importante estabelecer um diagnóstico rápido e começar o tratamento o quanto antes, particularmente para a malária por plasmodium falciparum, que pode ser mortal.

GRAVIDEZ

Está grávida? Parabéns!

As consultas durante a gravidez são fundamentais para verificar se tudo está a correr bem consigo e com o seu bebé. A realização do rastreio pré-natal no 1º trimestre da gestação é de extrema importância para detectar e reduzir muitos problemas de saúde na mãe e no bebé. Este rastreio permite viver uma gravidez segura e tranquila, e caso existir algum problema, os pais podem aconselhar-se antecipadamente junto do seu médico.

HIPERTENSÃO ARTERIAL

A expressão “tensão arterial” diz respeito à pressão que o sangue faz na parede das artérias por onde circula, paredes que por isso ficam sob tensão, distendidas pela pressão do sangue: tensão e pressão tornam-se assim equiparáveis.

Hoje sabe-se que a adopção de um estilo de vida saudável pode prevenir o aparecimento da doença e que a sua detecção e acompanhamento precoces podem reduzir o risco de incidência de doença cardiovascular.

A pressão arterial elevada não se sente mas pode medir-se. Uma vez diagnosticada deve ser correctamente tratada, pois pode levar ao aparecimento de doenças graves, como acidentes vasculares cerebrais (AVC), enfarte do miocárdio, insuficiência cardíaca e angina de peito. Os factores de risco são: Obesidade, Consumo exagerado de sal e de álcool, Sedentarismo, Má alimentação, Tabagismo e Stress.

Compete ao médico fazer o diagnóstico da doença, uma vez que a pressão arterial num adulto pode variar devido a factores.

ANEMIA

uma doença em que a hemoglobina (proteína com teor em ferro que se acumula nos glóbulos vermelhos e que transporta oxigénio, através do sangue, desde os pulmões até outras partes do corpo, como os músculos, onde liberta a sua carga em oxigénio) apresenta valores inferiores ao normal. Os tecidos precisam de oxigénio para funcionar e deste modo permite-lhes converter as fontes de energia permitindo a contracção muscular, a condução dos impulsos nervosos.

A falta de ferro é uma das principais causas da anemia e os principais sintomas são o cansaço e fadiga (extremos), franqueza, falta de ar, falta de estamina, falta de memória e de capacidade para pensar.

Em caso de dúvidas visite o seu medido ou farmacêutico.

É

TUBERCULOSE

Morrem mais pessoas de tuberculose, em todo o mundo, do que de qualquer outra doença infecciosa durável. A tuberculose mata aproximadamente dois milhões de pessoas por ano, 98 por cento das quais em países em desenvolvimento. Um terço da população mundial encontra-se infectado pelo bacilo da tuberculose (bacilo de Koch).

Os sintomas mais frequentes são a tosse crónica, febre, existência e persistência de suores nocturnos, dores no tórax, perda de peso, lenta e progressiva, falta de apetite, anorexia, apatia completa para com quase tudo o que está à volta.

A tuberculose tem cura se o doente seguir a prescrição do médico e as suas indicações. As oportunidades de cura atingem os 95 por cento.

Fonte: portaldasaude.pt

Os Nossos Produtos: